BARCELONA - ROTEIRO

A escolha das atrações a serem visitadas é muito pessoal, mas alguns pontos turisticos são quase que obrigatórios (como quando se vai a Roma, não dá para não ir ver o Papa), então até pela importância e proximidade entre as atrações o roteiro da viagem ficou assim:

1º Dia - Barcelona - Atrações: Las Ramblas, Mercado La Boqueria, Bairro Gótico, Catedral de Barcelona e Plaça Catalunya. Esse dia começa visitando o Mercado La Boqueria (observe-se que o mercado permanece fechado aos domingos) com suas inúmeras bancas coloridas que oferecem desde frutas a embutidos, passando pelos doces, especiarias e tudo o mais que se pode esperar de um bom mercado.  Em seguida uma caminhada pela Las Ramblas apreciando as bancas de flores, artesanato, souvenirs, etc... com direito a um pit-stop num dos inúmeros bares para uma cerveja ou sangria, adentra pelas vielas do Bairro Gótico onde se encontra a bela Catedral de Barcelona e termina na Plaça Catalunya aproveitando para conhecer a loja El Corte Ingles e dar uma passada no Hard Rock Barcelona.

2º Dia - Barcelona - Atrações: Sagrada Família, Park Guell, Casa Batlo, Casa Milá. Hoje é dia de Gaudi, começando pela incabada Igreja da Sagrada Família, considerada a sua mais importante obra, seguindo depois para uma visita rápida a Casa Milá, também conhecida como La Pedrera, seguida do fantástico Park Guel e terminando na maravilhosa Casa Batló com possibilidade de desfrutar de uma "Noite Mágica" tomando uma taça de vinho e ouvindo uma boa música num ambiente único (depende da época do ano).

3º Dia - Barcelona - Atrações: Praia de Barceloneta, Aeri del Port e Miramar de Montjuic e opcionalmente o Port Olimpic e Zoologico de Barcelona, o Parc de la Ciutadella e o Arc de Triomf. Hoje é dia de descansar um pouco, afinal ninguém é de ferro! Iniciar tomando o teleférico Aeri del Port, para chegar ao Miramar de Montjuic, para poder apreciar no percurso a vista de Barcelona incluindo a praia de Barceloneta, a Rambla del Mar, o Port Vell e ao longe a Torre Agbar bem como a Igreja da Sagrada Familia. No retorno concentrar-se em Barceloneta, observando lá longe a famosa escultura do peixe dourado, pois esta será a segunda parte deste dia, que inclui ficar na praia (se estiver calor), degustar uma cerveja bem gelada num dos inúmeros chiringuitos (chiringuito segundo dizem é uma espécie de barzinho ou quiosque de praia) e caminhar por toda a orla apreciando o movimento. Se não der vontade de ficar na praia ou se a temperatura não estiver ajudando incluir uma passada pelo Port Olimpic, o Cassino e quem sabe o ZooBarcelona ou ainda uma visita ao L'Aquarium  Barcelona que fica encostado aos cinemas do MareMagnum. Para terminar uma passada pelo Parc de la Ciutadella e uma foto no Arc de Triomf.

4º Dia - Barcelona - Atrações: Montjuic, Castillo, Museu D'Arte, Poble Espanyol, Caixa Forum, Fuentes Mágicas de Montjuic. (Obs.: Neste roteiro este dia esta designado como o 4º dia, mas depende do cronograma das Fuentes Mágicas então é necessário conferir no site www.bcn.cat os dias e  horários em que as fontes estarão funcionando de acordo com a época do ano da viagem) Este dia começa tomando o Teleférico de Montjuic para chegar ao topo do morro e poder se deliciar com a visão panorâmica de Barcelona além de visitar o Castillo que foi recuperado pela cidade recentemente, em 2008. Depois há a opção de retornar com o teleférico mas a idéia é aproveitar que para baixo todo santo ajuda e descer caminhando e aproveitando os grandes espaços verdes e apreciando os belos jardins com um pit-stop para conhecer o Teatre Grec onde no verão se realiza o Festival de Barcelona. Logo ao lado fica o Museu d'Arqueologia e bem mais a frente a Fundació Joan Miró. Vai ser necessário muito pique pois outra boa caminhada será necessária para se chegar ao impressionante Palau Nacional onde também está o Museu d'Arte, mas parece que vale cada passo, e quem sabe almoçar (é possivel jantar também) no antigo Saló del Tron convertido atualmente em um belo restaurante. Não menos impressionante parece ser a vista das colunas gregas, das fontes, e das torres venezianas culminando com a Plaça d'Espanya ao fundo. Mas ainda falta muita coisa para visitar neste dia: o Poble Espanyol, atração que reune uma mostra da arquitetura, artesanato, arte e gastronomia de toda a Espanha, o centro cultural Caixa Forum, o Shopping Arenas, e ao cair da noite o show das Fuentes Mágicas. Surge uma grande dúvida: Vai dar tempo? Só será possível descobrir in-loco! 

5º Dia - Barcelona - Atrações: Port Vell, Museu d' História da Calalunya, MareMagnun, Compras. A essa altura já deu para ficar com saudades da Las Ramblas então este dia começa pelo final da Las Ramblas seguindo em direção ao Port Vell. Resistir a tentação de seguir para a zona de ócio será difícil mas será melhor visitar o Museu d' História da Calalunya primeiro de mãos vazias antes de seguir para o MareMagnun e partir para as compras, "Sim, compras, finalmente!" disse minha mulher, a grande vantagem é que as lojas estão quase todas aqui (Mango, Bershka, HM, Women'secret e tem também a Primor que dizem é muito competitiva para produtos de beleza em geral, veja todas as lojas: MareMagnum), a exceção é a Zara, mas daqui após dar uma passadinha no hotel para deixar as sacolas a pedida é seguir para a Plaça Catalunya e entrar na Carrer de Pelai, nela encontrar a Zara e quase todas as lojas do MareMagnum porém, segundo as informações, com outros artigos, então revirar tudo novamente, e só parar ao chegar a Lefties no finalzinho da rua já de frente para a Plaça Universitat, enquanto isso qualquer gajo do sexo masculino que já vai estar cansado de tanta loja pode passar o tempo na FNAC, ou tomando um café ali na praça apreciando o movimento. Vale lembrar que o Hard Rock e El Corte Ingles estão ali na praça também! E se ainda houver pique dar uma esticada até o Shopping Diagonal Mar onde o destaque é a Primark pois embora alguns digam que os produtos não tem muita qualidade, todos mencionam que os preços são de arrasar!

6º Dia - Tossa de Mar. Atrações: Vila Medieval, Praia, Paisagens Deslumbrantes. O dia começa alugando um carro logo cedo para partir em direção a Tossa de Mar a cerca de 100km (1:10h de viagem), ao chegar ir logo visitar o Recinto Amurallado para depois curtir um pouquinho a praia e seguir adiante margeando a costa para aproveitar as paisagens maravilhosas, retornando no final do dia para Barcelona. 

7º Dia - Figueres e Cadaques. Atraçoes: Teatro Museu Salvador Dali, Praia, Reserva Natural Cap de Creus. Sair o mais cedo possível para Figueres a 140km (cerca de 1:40h de carro) para visitar o Teatro Museu Salvador Dali, seguindo depois para Cadaques para passear pelas vielas desse vilarejo a beira-mar em que as casinhas são todas pintadas de branco, dai partir para visitar Cap de Creus para ficar boquiaberto com a natureza, e dali se der tempo visitar a Casa de Salvador Dali (desculpem o trocadilho, mas era irresistivel). Voltar para Barcelona e aproveitar a última noite, pois só falta mais um dia!

8º Dia - Barcelona - Que pena está acabando, melhor deixar o dia livre para devolver o carro, fazer as malas, comprar as lembrancinhas para os amigos, escolher uma das atrações que não estão neste roteiro ou quem sabe repetir algum lugar especial...

Obs.: Os amantes das artes talvez estejam estejam se revirando em suas cadeiras, pois devem ter percebido que não haveria tempo suficiente para percorrer cada um dos museus de Barcelona, mas considerem que esta foi uma primeira visita a Espanha e a quantidade de dias era limitada.

 

Sobre Barcelona  (Principais atrações e pontos turísticos)

Roteiro Barcelona  (As escolhas e a distribuição ao longo dos dias)

Roteiro dia a dia  (Incluindo dicas do que valeu a pena e do que nos arrependemos)

Decidindo onde ficar  (Incluindo considerações sobre os meios de transporte)

Custos da viagem  Alimentação, ingressos, etc...  (Incluindo algumas dicas de locais para comer)

Próxima viagem à Barcelona  (Estamos planejando retornar em Set/2018)

 

 

www.roteiros.de.viagens.tur.br

As fotos são protegidas pela Lei dos Direitos Autorais